A Dona Adélia

Adélia Vailatti Slaviero nasceu em 19-07-1935 em Nova Pádua, onde mais tarde casou-se com Cristiano Domingos Slaviero. Ambos eram netos de imigrantes italianos provenientes da região do Veneto e instalados aqui por volta de 1887.
O casal de agricultores residia e trabalhava, principalmente no cultivo das parreiras, no Travessão Carvalho, comunidade pertencente atualmente ao Distrito Otávio Rocha. Eles tiveram tres filhos: Helena, Ivete e Aldo.
Em 1963, a convite do Sr. Joao Slaviero -  tio de Cristiano -  a família transferiu-se para o centro da vila para trabalhar durante a temporada de verão no Hotel Otávio Rocha - propriedade do tio.  Depois disso voltariam para a colônia e conforme tratado, retornariam em definitivo para assumir o Hotel no ano seguinte, por arrendamento.
Porém, os negócios da Cia João Slaviero e Filhos começaram a decair até que aconteceu a falência da empresa e o fechamento do Hotel.
A família teria que voltar para a agricultura, porém, Adélia queria ter o seu próprio negócio. Foi então, que em 20/09/1968, uma data simbólica que marca o começo de uma longa história de sucesso, foi inaugurado o Hotel Vinte de Setembro (destacando a importância da data) já como restaurante também.


Em seguida, o nome foi alterado para Hotel de Veraneio Slaviero Ltda e como fantasia Hotel Dona Adélia - como era conhecido pelos clientes. Dona Adélia era uma mulher especial, tinha destaque na comunidade pela sua espontaneidade, sua simpatia, sua alegria de viver e de trabalhar com as pessoas e para as pessoas.
Ela foi sempre muito lembrada pelo gosto em conversar com os hóspedes, o trabalho na cozinha, o prazer em jogar cartas, a sua rigidez no comando da família...
O seu espírito visionário e empreendedor, incomum para o local e a época, são orgulho para a nossa família e nossa vida. Hoje nós exercemos com muita dedicação a profissão que ela nos deixou. Filha, genro e netas.